O Sindilojas Caxias do Sul é certificado com o Bureau Veritas Certification, de acordo com os requisitos da norma NBR ISO 9001/2008, compreendendo todas as áreas da entidade.

O programa de qualidade do Sindilojas teve início no primeiro semestre de 1997, quando foi contratada uma consultoria empresarial para analisar a estrutura da entidade como um todo. Essa consultoria sugeriu que, além da implantação de ferramentas gerenciais, tal como o Planejamento Estratégico, fosse implantado um programa de qualidade.

Através de reunião de diretoria, foi deliberado e aprovado por unanimidade que o Sindilojas participasse do PGQP. Desde essa época, o Sindilojas vem dando continuidade ao processo, participando do sistema de avaliações.

Nos anos de 2000, 2001, 2002 e 2003, a entidade foi agraciada pelo Prêmio Qualidade RS, sendo duas vezes na modalidade Troféu Bronze e duas vezes na modalidade Troféu Prata.

Em abril de 2000 iniciou-se o processo de implantação da ISO 9002, com objetivo de aprimorar o Programa de Qualidade Sindilojas (PQS) e complementar as exigências do critério de abordagem de processo do PGQP. Em apenas cinco meses de trabalho, a Entidade recebeu a certificação.

A partir de 2003, o sistema foi reestruturado para atender aos requisitos da nova NBR ISO 9001, a chamada versão 2000, focando o gerenciamento das atividades e processos baseados na melhoria contínua e no foco no cliente. Foi certificado em 2004 e recertificado em 2007. Em 2010, foi recertificado com a ISO 9001 versão 2008.

O Sistema de Gestão da Qualidade, por meio de resultados das auditorias internas e externas realizadas, atingiu notoriamente um excelente grau de maturidade e entendimento pelos integrantes dos processos, garantindo os resultados esperados pela entidade.

Em março de 2009, com o intuito da aplicação da melhoria contínua, o Sindilojas reformulou todo o seu SGQ, tornando o mesmo mais simplificado e de fácil entendimento.

Objetivos da Qualidade

Garantir a estrutura econômica sólida;

Aumento da satisfação dos clientes;

Promover o desenvolvimento da equipe;

Aperfeiçoamento contínuo do sistema de gestão através da melhoria dos processos;

Garantir a eficácia no desempenho dos fornecedores.

Política da Qualidade

“Representar os interesses do comércio de sua jurisdição desenvolvendo credibilidade;

Atender com rapidez e eficácia as necessidades das partes interessadas;

Oferecer produtos e serviços corporativos com diferenciais competitivos aos associados;

Buscar, através da melhoria contínua, o aprimoramento dos seus processos;

Propiciar o envolvimento e o desenvolvimento das pessoas.”