Excelência na gestão sindical

Sadi João Donazzolo*

Há mais de 60 anos o Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) cumpre seu papel como entidade sindical patronal de representação legal. Atenta às necessidades de mercado, a entidade avança a passos largos ano a ano, focando sua atuação dentro das mais rígidas e modernas sistemáticas de gerenciamento de processos.

De olho no futuro, no entanto, não esquecemos de contextualizar o passado. O município de Caxias do Sul é, atualmente, o segundo maior pólo metal-mecânico do Estado do Rio Grande do Sul, com cerca de 400 mil habitantes. Apesar da forte atuação no segmento, o parque industrial da cidade nasceu atrás dos balcões das casas comerciais.

A história de Caxias do Sul tem início antes dos italianos, ainda quando a região era percorrida por tropeiros, ocupada por índios e chamada "Campo dos Bugres". A ocupação por imigrantes italianos, em sua maioria, camponeses da região do Vêneto, na Itália, ocorreu a partir de 1875.

O comércio viabilizou o surgimento de empresas que se transformaram em gigantes dos ramos metalúrgico, vinícola, moveleiro, têxtil e alimentício.

Em janeiro de 1953 foi criada a Associação do Comércio de Gêneros Alimentícios. No dia 16 de março de 1954, a associação é reconhecida como sindicato pelo Ministério do Trabalho. No mesmo ano, passa a abranger todo o grupo econômico do comércio varejista. A entidade surgiu devido à necessidade de reverter à grande dificuldade de abastecimento local de produtos de primeira necessidade. Hoje, representa os estabelecimentos comerciais das cidades de Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Pádua.

Atualmente o Sindilojas Caxias é constituído por uma diretoria com 22 empresários eleitos. As instalações da entidade são próprias e estão localizadas nos edifícios Palácio do Comércio e Sindilojas, no centro da cidade, totalizando mais de 2,4 mil metros quadrados de área construída.

Ao longo de sua trajetória, o Sindilojas tornou-se modelo nacional de estrutura e de representatividade, sendo o primeiro sindicato do Brasil certificado dentro da norma ISO 9001, versão 2000, pelo Bureau Veritas Certification. Atualmente o Sindilojas é certificado pela versão 2008 da norma.

Tudo para oferecer aos associados e segmento que representa a excelência na representatividade sindical e serviços.

*Presidente do Sindilojas