Representatividade nas relações sindicais

O Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas) iniciou suas atividades em 1954. Atuando com base territorial em Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Pádua, o Sindilojas representa cerca de 14 mil empresas na região, mais de 10 mil no município sede.

Entre as atividades fundamentais do Sindilojas está a representação legal dos varejistas junto à sociedade, governo e empregados do comércio, como nas discussões salariais e acompanhamento de projetos do segmento que tramitam no legislativo nos âmbitos municipal, estadual e federal, por meio da participação na Diretoria de Assuntos Legislativos da Fecomércio-RS.

A partir dessa primeira função, representativa, derivam os processos de gerenciamento de convênios e de aperfeiçoamento profissional.

O Sindilojas Caxias é constituído por uma diretoria com 22 empresários eleitos. As instalações da entidade são próprias e estão localizadas nos edifícios Sindilojas e Palácio do Comércio, no Centro de Caxias do Sul, totalizando mais de 2,4 mil metros quadrados de área construída.

Primeiro sindicato do Brasil a ser certificado com o Bureau Veritas Certification, o Sindilojas está estruturado de acordo com os requisitos da norma NBR ISO 9001/2008, compreendendo todas as áreas da entidade.