14/03/2017 - Sindilojas apoia e participa do 2º Congresso Estadual de Relações Sindicais e do Trabalho
.......................................................................................................................................................................................

O 2° Congresso Estadual de Relações Sindicais e do Trabalho tem o objetivo de apresentar uma visão diferenciada sobre a gestão das relações trabalhistas e sindicais, através da troca de experiências, conhecimentos e informações com foco no setor do comércio e de serviços. Associados ao Sindilojas são convidados a participar:

Informações: http://fecomercio-rs.org.br/congressotrabalhista/#main

 

PROGRAMAÇÃO

23 de Março (quinta-feira) - 19h

Local: Hotel Sesc Torres

 

Cerimônia de Abertura

Luiz Carlos Bohn – Presidente do Sistema Fecomércio-RS

19h40    Jantar e Conferência Inaugural

O Ministério do Trabalho e o Marco Legal das Relações do Trabalho

Ronaldo Nogueira – Ministro do Trabalho

 24 de Março (sexta-feira)

Local: Guarita Park Hotel 08h30               

 

Talk Show

Debate a Respeito do Projeto de Lei de Custeio da Atividade Sindical – PL 5795/2016

Laércio Oliveira – Deputado Federal/SE

Rogério Uzun Fleischmann – Procurador-chefe do Ministério do Trabalho RS

Mediador: Flávio Obino Filho

 

10h        Coffe Break

10h15

Painel

Desconstituição da Personalidade Jurídica – Execução Trabalhista

Luiz Alberto Vargas – Desembargador TRT

Gelson de Azevedo – Ministro aposentado do Tribunal Superior de Trabalho (TST)

Mediador: Diogo Chamun

 12h      

Almoço

Local: Hotel Sesc Torres

14h       

Talk Show

Repensando a Justiça do Trabalho

Fernando Holiday – Vereador de São Paulo

Eduardo Raupp – Presidente Satergs

Mediador: Flávio Obino Filho

 

16h

 

Coffee Break

16h15   

 

Painel

Mentira na Justiça do Trabalho – Litigância de Má-Fé

Denis Einloft – Presidente Agetra

Gustavo Guimarães – Diretor Financeiro Abrat

Mediador: Joel Dadda

 

 18h       Encerramento 20h          Coquetel de Confraternização e Apresentação Artística

Local: Hotel Sesc Torres               25 de Março (sábado)

Local: Guarita Park Hotel 08h30                Talk Show

Projeto de Lei n° 6787/2016 – Minirreforma Trabalhista de Autoria do Poder Executivo

Ricardo Patah – Presidente da UGT

Emerson Casali – Diretor de Relações Institucionais da CBPI Produtividade Institucional

Mediador: Flávio Obino Filho  10h           Coffee Break 10h15       Conferência de Encerramento STF e a Negociação Coletiva

Coffee BreakNelson Mannrich – Advogado, professor da USP  12h        Almoço de Encerramento

Local: Hotel Sesc Torres               *Programação sujeita a alterações.

PALESTRANTES

 

Rogério Uzun Fleischmann

Foi representante no RS da Coordenadoria de Promoção da Liberdade Sindical – CONALIS. É o atual Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no RS.

 

Gustavo Villar Mello Guimarães

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – Cesusc. Sócio do escritório Flávio Obino Fº Advogados Associados S/C. Presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas – ACAT. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT (Gestão 2016/2018). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina – IASC. Conselheiro Estadual da OAB/SC nas gestões 2013/2015 e 2016/2018. Autor de tese e de artigos publicados em revistas especializadas, jornais e informativos. Vencedor da edição de 2004 do Prêmio Paulo Braga Silveira, de destaque nacional na Advocacia Sindical (Caxias do Sul/2004).

 

Eduardo Caringi Raupp

Advogado trabalhista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sócio da Flávio Obino Fº Advogados Associados. Mestre em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Indicado entre os dez advogados mais admirados do Brasil por empresas do comércio na categoria “escritório especializado”, conforme Revista Análise Advocacia 500. Professor dos cursos de pós-graduação em Direito do Trabalho da UNISINOS, UNIRITTER, IMED, IDC e FEEVALE. É atual Presidente da SATERGS – Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul.

 

Denis Rodrigues Einloft

Advogado especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho. Presidente da AGETRA 2015/2017. Coordenador do Colégio de Presidentes da ABRAT 2016/2018. Graduado pela PUCRS é Mestre em Direito pela Unisinos. Tem especializações em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e em Direito Processual Civil pela PUCRS. Especialista em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS. Integra comissões temáticas da OAB/RS.

 

Ricardo Patah

Presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores. Também presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade na qual atua desde 1991. Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP. Nomeado Conselheiro da Previdência 2005. Como dirigente sindical, defende um novo rumo para o sindicalismo brasileiro, incorporando as idéias de cidadania, ética e inovação, e agregando ao movimento sindical os excluídos do mercado de trabalho: os desempregados, os trabalhadores na informalidade e os brasileiros que estão à margem do processo produtivo.

 

 Ronaldo-Nogueira

 

Ronaldo Nogueira

Natural de Carazinho (RS) é deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB/RS) e integrante da bancada evangélica. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Porto Alegre, tem especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi diretor do Departamento de Transportes da gestão da governadora Yeda Crusius (2007 a 2008) e diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) até 2010, quando foi eleito suplente para a Câmara Federal. Em 2014 foi eleito Deputado Federal pela segunda vez. Foi empossado Ministro do Estado do Trabalho pelo presidente em exercício Michel Temer no dia 12 de maio de 2016.

 

Laércio Oliveira

Dirigente empresarial, graduado em Administração e pós graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua na liderança nacional do setor de serviços e é vice-presidente da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e presidente da Fecomércio/SE. Foi eleito Deputado Federal pelo Estado de Sergipe em 2010 e reeleito em 2014. Escreve periodicamente artigos que são publicados nos diversos jornais do Brasil, revistas setoriais e blogs eletrônicos.

 

Nelson Mannrich

Graduado em Direito pela PUC-SP. Mestre, Doutor e Livre-Docente em Direito pela USP. Professor Titular da Faculdade de Direito da USP. Advogado e Consultor Jurídico. Membro da Associação dos Adv. SP, do Instituto dos Adv. SP e do Instituto de Direito Social, filiado à Societé Internacionale de Droit du Travail et de la Secutité Sociale. É membro e presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social. Membro da Academia Paulista de Direito, da Academia Iberoamericana de Direito do Trabalho e Seguridade Social e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito do Trabalho, da LTr. Coordenador da Revista Magister de Direito do Trabalho e membro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP. Autor de livros e artigos.

 

Emerson Casali 

Mestre em Administração e graduado em Engenharia. É Diretor na CBPI Produtividade Institucional, atuando principalmente na assessoria de setores e empresas na esfera institucional trabalhista. Atuou anteriormente na TV Globo e na Confederação Nacional da Indústria – CNI, onde foi responsável pela estruturação da Unidade de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Associativo. Coordenou a elaboração das “101 propostas para modernização trabalhista” da CNI. Liderou a bancada de empregadores no Conselho de Relações do Trabalho do MTE e no Conselho Nacional de Previdência Social do MPS.

 

Fernando RolidayFernando Holiday 

Ativista e coordenador nacional do MBL – Movimento Brasil Livre. Aluno do DP São Paulo – Instituto de Direito Público de São Paulo e vereador mais jovem eleito pela Câmara Municipal de São Paulo em toda sua história.

  

Luiz Alberto Vargas

Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Membro da Academia Sul-Riograndense de Direito do Trabalho. Mestre em Direitos Humanos pela Uniritter.