15/02/2017 - Presidente do Sindilojas participa de debate sobre a crise
.......................................................................................................................................................................................
Reunião-almoço reuniu os representantes da indústria, comércio e serviços que levaram dados sobre cada um dos setores, motivando o debate. 
O presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo, levou a realidade do comércio varejista para o CIC Debate desta quarta-feira (15/02) na reunião-almoço que marcou o encontro de lideranças na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias).  
O cenário da economia de Caxias do Sul e Região nos últimos anos e os reflexos dos números negativos sobre as empresas foi a pauta abordada pelo presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo, pelo presidente do Simecs, Reomar Slaviero, e pelo vice-presidente do Sescon Serra Gaúcha, Joacir Reolon. O painel foi mediado pela editora de Economia do Jornal Pioneiro, jornalista Ivanete Marzzaro.
O presidente do Sindilojas destacou que a queda na indústria de Caxias impactou no consumo no comércio devido à redução do poder aquisitivo: “Esse contexto foi causado por três fatores: pelo desempenho ruim do mercado de trabalho com a queda de salários, pela baixa confiança dos consumidores e pelo mercado de crédito retraído em virtude das altas taxas de juros que vigoraram durante o ano e a restrição no acesso ao crédito”, apontou. 
Também foi apresentado o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio, que cresceu 18,3% em relação ao ano de 2016, divulgado pelo Sumário Econômico da Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Assim, o otimismo se revela também nos Investimentos do Empresário do Comércio que apontam uma variação anual de 5,3%. 
Após a exposição dos dados da indústria e dos serviços, houve debate entre os empresários.
Créditos Julio Soares